sexta-feira, 18 de abril de 2008

Pé Boto em Portugal

A razão deste blog...

Estima-se que mais de 100.000 bebés nasçam por ano, em todo o mundo, com pé boto. A maioria desses casos continua por tratar, ou são tratados de forma inadequada.
Em Portugal, o tratamento tem sofrido algumas mudanças nos últimos anos, e parece que finalmente o método de Ponseti está a ser aplicado de forma mais sistemática e adequada.
No nosso país a Dra. Cristina Alves (do Funchal) foi a primeira a iniciar a aplicação deste modelo de tratamento. Entretanto mais alguns ortopedistas pediátricos da área de Lisboa (Dr. Cassiano Neves e Dr. Delfim, do Hospital D. Estefânia; Dra. Carolina Escalda, do Hospital Garcia de Horta e Dr. Pedro Fernandes, do Hospital Santa Maria) começaram a usar com êxito esta técnica.
Estranhamente, no norte do país, nenhum ortopedista infantil estava a aplicar o método de Ponseti no tratamento do pé boto. Foi por esse motivo que inicialmente me desloquei a Lisboa, onde o Dr. Pedro Fernandes me ensinou os primeiros passos para começar a usar esta técnica.
Foi nessa altura que constatei que os bebés que estavam a ser tratados eram todos do Norte do país, e que todas as semanas estavam a fazer viagens de mais de 300 Km para poderem receber o tratamento adequado. Por esse motivo, e por ter finalmente percebido que este é o melhor tratamento para o Pé Boto decidi deslocar-me aos Estados Unidos, onde, no Hospital da Universidade de Iowa, em Iowa City, tenho acompanhado o Dr. Ignacio Ponseti, já com os seus invejáveis 94 anos, no tratamento diário que faz de crianças de todo o mundo... Sim, de todo o mundo mesmo!
Na sequência de tudo isto acaba por surgir este blog... Tem como principal objectivo ser um local de eslarecimento sobre o Pé Boto e o método de Ponseti, e estará em permanente construção à medida que o tempo for permitindo e a ciência médica for trazendo novidades. Também irá servir para que os pais possam colocar as suas questões às quais irei tentando responder com a máxima brevidade.
Entretanto, e para já, coloco apenas alguns links, que poderão ser úteis para o conhecimento do pé boto.


Nuno Alegrete

14 comentários:

Anónimo disse...

SEJA MUITO BEM VINDO!
Na qualidade de uma dessas mães do Norte, que todas as semanas viajou para Lisboa durante 6 semanas, dou-lhe os meus parabéns pela iniciativa e desde já desejo-lhe muito bao sorte na nova caminhada! Tivemos o prazer de o conhecer numa das consultas no Hospital de Sta. Maria, com o Dr. Pedro Fernandes, e desde aí ficámesde "orelha levantada" à espera de novidades cá para cima!
Mais uma vez Parabéns!
E se por acaso precisar de relatos de histórias de sucesso pode contar connosco.
Catarina, Paulo e Francisco Bessa

Anónimo disse...

Ficámos felizes por ter conhecimento deste blog :-d
Tivemos o privilegio de conhecer o Drº Nuno numa consulta de pé boto que tivemos em Lisboa com o Drº Pedro Fernandes, ele assistiu à tenotomia do pé da Mafalda e já na altura ficámos bastante felizes de saber que fazia intenções de se deslocar a Iowa aprender o método...Conseguimos ficar mais felizes quando soubemos que já estava de regresso dos Estados Unidos, pelo mesmo Drº Pedro!
Realmente não fazia sentido todo este pessoal do norte deslocar-se a Lisboa fazer um tratamento tão eficaz e precioso.
Obrigado Drº Nuno

Duarte Pereira disse...

Boa tarde,
Gostava de deixar o meu testemunho relativamente ao tratamento do meu filho Pedro que nasceu com pé boto bilateral.
Mais que tudo gostava de deixar uma mensagem de esperança e alegria pela existência de um método de tratamento eficaz .
Após uma fase incial complicada, aquando do diagnóstico às 20 semanas de gestação, após o nascimento o Pedro efectuou tratamento pelo Método Ponseti (gessos e tenotomia)e neste momento utiliza a ortótese de correcção. Algo que inicalmente se colocava como um grande problema é hoje em dia encarado com naturalidade e com a certeza da sua resolução.
Aproveito para agradecer ao Dr. Nuno Alegrete, não só a sua disponibilidade, mas sobretudo o seu empenho e competências demonstradas no tratamento do nosso filho.

Duarte, Sofia e Pedro.

Catarina V. disse...

Boa tarde,
Também gostaria de deixar um testemunho de esperança. O meu filhote também nasceu com pé boto bilateral, que só foi detectado à nascença.Imaginam o choque!!!
Passou pelo processo todo do método de Ponseti e deu óptimos resultados.
O meu filhote tem agora três anos e anda perfeitamente, nem se nota o problema que tem. Claro ainda utiliza as botas para dormir, mas de resto faz uma vida normalissima.
Os meus enormes agradecimentos à Dra Margarida do Hospital de Torres Vedras.
Catarina, Lélio e Lucas:))

teresa pina disse...

ola estive a pesquisar e ainda tenho dúvidas... estou gravida de 22 semanas foi detectado as 2o semanas k o meu rebento tem pé boto bilateral, pertenço ao hospital de Santa Maria da Feira e estou lá a ser acompanhada mas não sei se la tratam este problema alguem me pode dizer? mt obrigad desde ja o meu maior medo é onde tratar este problema...:(

Anónimo disse...

O meu filho nasceu com um pé boto unilateral. Foi tratado com o método Ponseti, e agora com 6 anos após uma segunda intervenção cirúrgica (transposição tendão à 3ª cunha + corte do tendão de Aquiles), anda bem, mas ao correr pousa mal o pé... parece que falha e dá um movimento ara dentro. Que posso fazer?

Lia Silva disse...

Olá. Venho deixar aqui o meu testemunho também. Nasci com pé boto, felizmente só o esquerdo, e fui operada duas vezes no Hospital S João. As minhas primeiras memórias são sempre acompanhadas por gessos, calçado ortopédico (horrivel e caro), de choradeiras por causa das dores que tinha quando a minha mãe me fazia as massagens no pé ou entao quando dormia com a bota direita calçada no pé esquerdo.. Fui sempre seguida no hospital até aos 17 anos. Hoje, tenho 24 anos e todos os dias fico triste ao olhar para o meu pé. É o maior desgosto que tenho. Tenho uma cicatriz enorme, um calcanhar esquisto, os dedos encavalitados, 3 numeros de diferença para o pé direito e o pé ainda se encontra ligeiramente torto.Se corro mais de 5 minutos começa-me a doer a perna, não consigo usar sabrinas nem saltos altos, e até as havaianas têm que ser muito bem escolhidas.
Felizmente não conheço mais nenhum outro caso como o meu e fico feliz por saber que existe este método de Ponseti, que não irá deixar tantas marcas para o futuro..

Unknown disse...

Boa tarde.Depois de andar a pesquisar na net sobre pé boto encontrei este site a falar sobre este método e a esperança ressurgiu. A minha filha tem 29 meses. Nasceu com pé boto unilateral.fez gessos de 15 em 15 dias até aos 6 meses e depois a tenotomia. Nunca a mandaram usar nenhum aparelho, tala ou calçado ortopédico, apesar da minha insistência em todas as consultas.Aos 26 meses teve que fazer a operação ao pé e continua sem usar nada. Noto que o pé não dobra, está duro e continua torto.Estou desesperada e quero fazer todo o possiel para ajudar a minha menina.Por isso passei por cá para pedir ajuda.Pode dizer-me o que devo fazer para ajudar a sara. Devo pôr a hipótese de fazer agora o método de Ponseti? desde já muito obrigado. Carla, Braga

Anónimo disse...

Boa tarde, gostava de deixar o meu comentário sobre o tratamento do meu filho. O meu filhote também nasceu com pé boto bilateral. Tinha apenas 8 dias de vida quando começou a fazer o tratamento pelo método de Ponseti. Colocou os 5 gessos e não teve que fazer a tectomia. Colocou as botinhas... começou pelas 24h, depois 18h e hoje, com quase 9 meses, está a usar 16h. É uma criança perfeitamente normal, brinca, ri, chora... Gatinhar, não gatinha porque não gosta. Gosta de estar de pé e já começa a dar uns passinhos. :)
Quem não souber que nasceu com pé boto, não nota diferença nenhuma.
Aquando a noticia que o meu bebe tinha esta malformação, foi um choque, mas graças a Deus tem cura!
Aproveito para agradecer ao Dr.Nuno Alegrete e à Drª.Joana por toda a competência que têm demonstrado e tb pelo carinho.
Obrigada,
Sara (mãe do Simão Pedro)

Ana Manso disse...

Boa noite Dr. Nuno
Antes de mais gostaria de lhe dar os parabéns pelo seu blog.
Tenho 35 anos e nasci com o pé boto (esquerdo). Fui seguida desde a nascença pelo dr. Almeida Ricardo no Hospital Santa Maria. Apesar de ter sido tratada com gesso, o aparelho de abdução, e ter sido submetida a uma cirurgia, o meu pé,continua torto. Tenho sempre dores quando faço caminhadas ou qualquer outro tipo de desporto. As dores no calcanhar têm vindo a aumentar à medida que vou ficando mais velha. Apesar do meu problema, tentei sempre fazer uma vida normal e activa, mas tem sido cada vez mais dificil. A minha pergunta é se haverá ainda algum tratamento para o meu caso, ou alguma terapia que possa eu fazer para aliviar as dores.
Muito obrigada
Cordialmente
Ana Manso

Helio Canjale disse...

Boa tarde Dr. Nuno, chamo-me Helio e escrevo de Moçambique, concretamente na Provincia d Nampula. O meu filho nasceu com pe direito boto e tem feito sessoes d gesso quinzenalmente. Ele conta com um mes de vida e gostaria d saber se o problema pode se resolver?

Vanessa Castro disse...

Boa tarde.
O meu comentário vai diretamente para a Lia. Eu tenho 29 anos e também tenho pé boto (esquerdo) com uma diferença de 3 numeros em relação ao direito, acompanhado de um atrofio muscular.Não uso saias/vestidos, não uso calçado aberto e se uso saltos mais elevados manco pois também tenho uma diferença de 2 cm de altura em relação ao pé direito o que me obriga a usar uma palmilha propria no interior do calçado.Fico feliz por haver casos de sucesso atualmente. Não quer dizer que o meu não tenha sido, mas os tempos eram outros e o meu pé boto é muito complicado. De qualquer forma faço a minha vida normalmente e não penso muito nisto. Qaundo chega o Verão é que é mais complicado a nível ce calçado e principalmente encarar os olhares indiscretos na praia.Felizmente nunca tive dores, a não ser que fizesse uma caminha de 2 horas por exemplo. Neste caso depois de o pé arrefecer custava-me colocar o pé no chão, mas num espaço de 5 minutos passava. Por causa disso fui agora operada e estou em recuperação.

Rita Leao disse...

Boa noite Nuno
Nem sempre me lembro dos meus pes, mas a verdade e que nasceram de um forma especial, torta.
Foi uma infancia dificil, rodeado de cuidados e alarmismos.
O sonho de ser bailarina morreu cedo, mas mais tarde dancei e danço e penso se nao fossem estes pes, teria sido bailarina.
Se sim ou nao, nunca saberemos.
Tenho um andar diferente que acabei por apelidar de andar dançarino, as dores sao inevitaveis, a utilizaçao de saltos altos so´ em sonhos e e´ preciso ter cuidado para nao se tornar num pesadelo e torcer o pe´.
Queria agradecer este blog e saber que existe uma resposta mais viavel do que aquela que eu encontrei.
Obrigado por lutarem pelas futuras bailarinas e pelos futuros bailarinos deste pais.
Rita Leao

Unknown disse...

Bom dia,
Gostaria muito de deixar aqui o meu testemunho. A minha filha faz este ano, 10 anos e nasceu com pé boto unilateral. Fiz amniocentese na MAC e soubemos que a bebé nasceria com esta má formação congénita. Fomos logo informados deste método Ponseti e preparámo-nos para o nascimento da nossa menina informados, esclarecidos mas um pouco angustiados. A bebé nasceu, e no dia a seguir estávamos na consulta do Dr. Francisco Santana no Hospital Dª Estefânia em Lisboa. Fez os gessos, uma pequena cirurgia no tendão de Aquiles, usou as próteses que de inicio eram quase artesanais e que apertavam um pouco a pequenina perna e tornezelo, mas que mais tarde começamos e encomendar dos EUA via internet (mesmo da PONSETI) até aos 5 anos, mas o que quero partilhar é que este método parece mesmo um milagre. Talvez tenhamos tido sorte, mas a bebé nunca mostrou qualquer incómodo nem com as próteses colocadas nem sem elas. O pezinho ficou corrigido e hoje faz a sua vida normalmente como qualquer outra criança da sua idade, com a particularidade de adorar dançar ( faz ballet ) e muita ginástica, mas o mais importante até á data é nunca se ter queixado uma única vez com dores.

Manuela G.